Pages

Comparação: Maze Runner

By Sora - março 15, 2015


Comparação do livro e do filme "Maze Runner: Correr ou Morrer"
 
Para ler a nossa opinião sobre o livro aqui
Para ler a nossa opinião sobre o filme aqui


Alerta: Todo o conteúdo que irá encontrar aqui contem spoiler do livro e do filme.


   Li o livro e amei, vi o filme e adorei. Mas como coisas separadas! Sim, eu sei que isto é a opinião geral de todos os livros que viram filmes. No entanto, quis fazer este artigo de comparação para mostrar as diferenças e não para escolher o melhor. 

       O filme não segue bem o livro, tem bastantes diferenças, até a ordem dos acontecimentos é diferente (talvez por falta de tempo).



Existem alguns pormenores na clareira que estão diferentes.
  1. No livro eles têm eletricidade (isso incluindo microondas). No filme vivem na idade da pedra (provavelmente para enfatizar a dificuldade de viver na clareira).
  2. Os exploradores (runners), no livro, têm equipamento necessário para correr (como ténis), e até um relógio para saber a que horas os portões fecham. No filme, não têm dinheiro para isso, tadinhos, e têm que sobreviver com o que têm.
  3. No livro, a caixa/elevador sobe todas as semanas com mantimentos essenciais para a sobrevivência. No filme, sobe apenas uma vez por mês, quando têm um novo caloiro.
  4. No filme, dizem que o Alby foi o primeiro a chegar, e que teve um mês lá sozinho. No livro dizem que foram 30 rapazes os primeiros, e que Alby fazia parte do grupo (o que fizeste aos outros 29, menino Alby versão filme??).
  5. No filme, nunca ninguém tinha sido picado por um magoador (Griver) e tinha sobrevivido. No livro eles tem uma cura para a picada, eventualmente existe alguns que já foram picados e sobreviveram, uma dessas personagens é o Gally. 
  6. No livro, existe o "precipício".
  7. No filme, correm com uma parte de um magoador (Griver) para abrir passagens. No livro, atiram-se para o precipício para encontrarem a saída.
  8. No livro, descobrem o código de saída com letras que o labirinto dá. No filme, descobrem o código com as portas que o labirinto abre.
  9. No filme os mapas que os exploradores (Runners) desenham não têm nenhuma importância, enquanto no livro é o fundamental para conseguirem descobrir como saírem. 
  10.  No filme apenas um dos portões para o labirinto se abre todos os dias. No livro abrem-se sempre os 4, fazendo so exploradores (Runners) entrarem no labirinto por portões diferentes 
       

    Já deu para perceber que há imensas diferenças, mas estas podem parecer coisas leves e insignificantes por agora... vou analisar as cenas mais marcantes de seguida. 

    Em primeiro lugar, como já foi dito, a ordem de acontecimentos não é a mesma. A Teresa, no livro aparece logo no dia a seguir ao Thomas, ele mal tinha feito alguma asneira, e nem o Minho tinha aparecido. No filme a Teresa aparece dois dias depois, e Thomas já tinha entrado dentro do labirinto e o Minho já tinha aparecido.

       Quando Minho e Alby ficam presos no labirinto, no filme, alem de estar a chover (algo que não acontece nunca nos livros e eles próprios comentam que o tempo lá não muda, é sempre igual), Newt está apenas a observar a porta, à espera que eles voltem. No livro ele entra em pânico e fica o tempo todo a correr de porta em porta a verificar se eles aparecem.

       No livro Teresa e Thomas conseguem comunicar-se telepaticamente, mesmo na altura em que a Teresa está em coma. O que não acontece no filme, nem o tempo do coma de Teresa é igual.

       Quando Thomas chega à clareira no livro, Ben já foi picado e está a passar pela transformação. Na cena em que Ben tenta matar Thomas, Alby salva-o "matando" o Ben, mas esse não morre e só depois é que é expulso. No filme, Ben apenas é picado quando Thomas já está na clareira, e apenas é expulso.
 
      Gally é a personagem que tem mais diferenças nas cenas entre o livro e o filme. No livro ele já foi picado, por isso é que não gosta do Thomas. Ele desaparece durante algum tempo fazendo todos acharem que ele morreu, e quando ele mata Chuck é porque está a ser controlado pela CRUEL. No filme nada disso acontece assim, e só a morte do Chuck é que coincide, e até essa é diferente, porque no filme ele mata sem real intenção.


       Para além das cenas diferentes, as personagens também "sofreram" muito. Vejam a tabela.

    
       Não me interpretem mal, adorei ambos, mas acho que o filme está muito aquém do livro, talvez por falta de orçamento, quiçá. Apesar de todas as diferenças, continua a ser um dos meus filmes favoritos e espero que os próximos filmes não estraguem isso.


       O filme tem cenários maravilhosos, exatamente como tinha imaginado ao ler o livro, bons figurinos e um excelente elenco, talvez se fizessem uma série ou uma versão alargada do filme (como fizeram com o Senhor dos Anéis) podiam incluir o que falta do livro. (Bora fazer uma petição? ^-^)

   Ps: Apesar de tudo, estou ansiosa para ver o 2º filme *-* 

  • Partilha:

Poderás também gostar de

1 Comentários

  1. Ok, os personagens no livro são descritas de forma estranha XDD mas engraçada ahah
    E as sobrancelhas do gally?? :D
    P.S. Continuo a querer ler o livro, apesar do microondas (tipo a sérioo? sala de refeições?? XDD)
    P.S.1. Continuo a estar deserta para ver o próximo filme, e vou ser a primeira na bilheteira, nem que tenha de acampar. ;)

    ResponderEliminar