Pages

Filme: Sherlock Holmes

By Sora - junho 16, 2015

Baseado nos romances policias de Arthur Conan Doyle - Sherlock Holmes


Titulo: Sherlock Holmes
Ano: 2009
País de Origem: Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Reino Unido
Idioma: Inglês
Classificação: M/14
Tempo: 128min
Gênero: Ação, aventura, thriller, crime, mistério
Direção: Guy Ritchie
Produção: Joel SilverLionel Wigram, Susan Downey, Dan Lin
Roteiro: Michael Robert JohnsonAnthony Peckham, Simon Kinberg, Lionel Wigram, Arthur Conan Doyle (personagens)
Música: Hans Zimmer
Edição: James Herbert

Sinopse: Final do século XIX. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico para decifrar os casos nos quais trabalha. O dr. John Watson (Jude Law) é seu fiel parceiro, que sempre o acompanhou em suas aventuras. Porém esta situação está prestes a mudar, já que Watson pretende se casar com Mary Morstan (Kelly Reilly). Isto não agrada Holmes, que não deseja o afastamento do colega. O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood (Mark Strong), por eles preso ao realizar um ritual macabro que previa o assassinato de uma jovem. Blackwood já havia matado quatro mulheres e tem fama junto a população de ser um poderoso feiticeiro. Ele é preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi deixado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler (Rachel McAdams), uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda.

Elenco:


Opinião: 1º motivo para ver o filme: gajos giros!!!
   2º motivo: história incrível!
   3º motivo: trilha sonora espetacular!
   E é isso ai ^^ já posso ir embora...

     Agora falando a sério, este filme é incrível mesmo, não só para os fãs das aventuras de Sherlock Holmes como para todos os outros! Eu vou ser sincera, nunca li os livros por isso não sei dizer até que ponto as personagens e o tipo de história é idêntico, mas vi a série Sherlock do BBC e achei bastantes semelhanças nas maneiras de agir e tudo mais (menos o cão, acho que a série da BBC deveria ter aquele cão... só se o Sherlock já o tivesse morto primeiro com as suas experiências no pobre animal xD).

     Como todos devem saber, Sherlock Holmes é um detetive que trabalha fora da policia, às vezes infringindo a lei para obter as suas respostas, juntamente com o seu colega de casa, o Dr. John Watson. Eles conseguem sair ilesos dos seus casos muitas vezes graças à ajuda do Inspetor Lestrade que trabalha na polícia e toma conta dos casos que Sherlock e John desvendam. Sherlock tem um irmão mais velho, Mycroft Holmes que não aparece neste filme mas é mencionado, penso que talvez apareça nos próximos filmes mas é só um palpite. 

     O filme começa com uns rituais estranhos em volta de uma jovem rapariga a quem estão prestes a tirar a vida como sacrifício ou algo assim. Sherlock entra logo em ação seguido pouco tempo depois por John. Segue-se uma luta fantástica e finalmente o salvamento da jovem. O Lorde Blackwood é preso e logo condenado à forca, sendo o Dr. Watson a confirmar que o homem morrera de facto na forca. As coisas parecem ter acalmado e todos pensam que próximo caso teriam de enfrentar, até que Blackwood é visto a romper a lapide e sair do túmulo Desde o início que a "magia" está bem presente neste caso, mas Sherlock não acredita em magia. Para ele tem que haver algo mais mas as evidências estão contra ele pois o Lord conseguia fazer grandes proezas com a sua "magia".

    Logo no início do filme aparece a Irene Adler, a única mulher por quem Sherlock alguma vez se interessou, mas que infelizmente para ele é uma criminosa. Irene irá ser útil para Sherlock, ou talvez seja apenas útil para o seu chefe, apenas digo que é uma personagem importante no caso, só não digo para o lado de quem... 

    Há uma cena muito engraçada em que Watson obriga Holmes a jantar com ele para conhecer a sua noiva Mary Morstan, é das poucas vezes em que a Mary aparece mas eu gostei de ver essa cena mais descontraída que mostra como Sherlock se relaciona com as pessoas. (segundo a série da BBC ele é um "high-functioning sociopath" e isso significa que não se dá bem com as pessoas nem gosta de estar rodeado de gente).

     Outra cena que eu adorei é uma perseguição! Não vou dizer em que contexto porque já sabem que os meus posts são sem spoiler mas basicamente o John e o Sherlock estavam a fugir de uns tipos (um deles com o triplo do tamanho deles) e acabam por ir para um... uma espécie de oficina onde estava a construir um barco, acho eu... Bem é uma espécie de fábrica vá, não interessa, mas acho que é a minha cena preferida no filme! É muito divertida, começa com eles a entrar na casa de um suspeito que está vazia e acaba com eles a destruírem a "fábrica do barco" e com o Sherlock quase a ser atropelado por um barco. Quem vir o filme ou já tiver visto vai perceber do que estou a falar XD. Ah! E eu quero aquele brinquedo que o Sherlock usa para dar choques às pessoas ahaha

    Também gostei bastante da banda sonora do filme. Leva-nos mesmo para aquela época e envolve-nos no filme de tal maneira que nem damos por ele passar. Assim como o cenário, está muito bem construído tal como os figurinos dos actores e todos os objectos que os rodeiam, se houve alguma falha não dei por ela. 
     
     Não sei que mais hei-de dizer, é um excelente filme, com um óptimo elenco e um bom enredo com a quantidade certa de humor e bastante mistério, é impossível saber o que se passa até eles revelarem tudo. Só sei que estou desejosa de ir ver o próximo filme porque aquele final mostra mesmo que vai haver continuação. Afinal, temos que saber quem é o Professor Moriarty e quais são os seus planos! Uma pessoa não pode dormir à noite sem saber! XD

Trailer:


Capas:



Curiosidades: 





  • É o 1º filme com o personagem Sherlock Holmes a ser lançado nos Estados Unidos desde 1988, quando estreou Sherlock e Eu.






  • Robert Downey Jr. ganhou o prêmio de Melhor Ator de Comédia ou Musical no Globo de Ouro 2010.

  • O filme recebeu 2 indicações no Oscar 2010 nas categorias de Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.


  • O diretor se negou a dizer quem dobrou o professor Moriarty durante sua única aparição no filme.

  • Exite uma sequela do filme: Sherlock Holmes: A Game of Shadows (2011). E está previsto sair o terceiro filme em 2015.

Ps: Peço desculpa por todos os comentários sobre a série Sherlock da BBC mas tentei controlar-me ao máximo. Eu adoro a série e penso fazer um post para o blog em breve, simplesmente não pude evitar fazer pequenas comparações... Afinal, foi por causa da série que eu fui ver o filme... ^^"

Rackting:

  • Partilha:

Poderás também gostar de

4 Comentários

  1. Adoro Sherlock Holmes !!!!!!!!! :)

    ResponderEliminar
  2. ha bue que ando para ver esse filme, tenho mesmo que o ver. Parece ser brutal... Assim como a serie da BBC, eu um dia vou dar o nome de Moriaty a um filho, e espero que tambem seja mau XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como os nomes que vais dar aos teus peixes Mussulini e Stalini? xD

      Eliminar
  3. Sherlock Holmes, interessante, não? Também achei uma excelente produção. Sou uma fiel seguidora de Guy Ritchie. Apesar de não ser um diretor tão reconhecido na indústria do cinema, ele é um dos poucos que conseguem boas obras cinematográficas de aventura graças ao seu grande profissionalismo. Deve ser por ele que grandes atores como Michael Robert o Charlie Humman querem participar nos seus filmes. Seguramente os seus filmes de ação são um sucesso a seu estilo e personalidade, é uma referência do gênero. Seus efeitos especiais estão incríveis, trilha sonora e atuações geram um resultado que consegue captar aos espectadores. O elenco fez um excelente trabalho no filme.

    ResponderEliminar