Pages

Filme: O Estranho Mundo de Jack

By Sora - julho 25, 2015


Titulo: O Estranho Mundo de Jack
Titulo Original: The Nightmare Before Christmas
Ano: 1993
País de Origem: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Classificação: M/6
Tempo: 76min
Gênero: Fantasia, Musical, Animação
Direção: Henry Selick
RoteiroCaroline Thompson, Tim Burton (história)
Música: Danny Elfman
Direção de arte: Deane Taylor
Cinematografia: Pete Kozachik
Edição: Stan Webb
Companhia produtora: Skellington Productions
Distribuição: Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures

Sinopse: Jack Skellington é o Rei das Abóboras na cidade de Haloween. Ele está aborrecido de repetir sempre as mesmas coisas todos anos para celebrar a Noite das Bruxas. Certo dia, por acaso, ele descobre a cidade do Natal e fica tão impressionado com a ideia do Natal, com a alegria, com a música e com a boa disposição que os seus olhos contemplam...! De regresso a casa, Jack conta a toda a sua cidade que viu, mas aí, nem ele nem ninguém é capaz de perceber realmente o espírito do Natal. Jack continua inquieto até que certa manhã, uma ideia genial e diabólica apodera-se de todo o seu entusiasmo: este ano, irá ele ser o Pai Natal e toda a cidade de Halloween ficará encarregue dos preparativos da quadra.

Vozes Originais:



  • Danny Elfman .... Jack Skellington (cantando) / Barrel / Palhaço com lágrima na face (falando)
  • Chris Sarandon .... Jack Skellington (falando)
  • Catherine O'Hara .... Sally / Shock (falando)
  • William Hickey .... Dr. Finkelstein (falando)
  • Glenn Shadix .... Presidente (falando)
  • Paul Reubens .... Lock (falando)
  • Ken Page .... Oogie Boogie (falando)
  • Edward Ivory .... Pai Natal (falando)
  • Susan McBride .... Big Witch (falando)








Opinião: Um dos filmes mais antigos e emblemáticos de Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack mostra-nos um mundo diferente daquele que conhecemos. No mundo de Jack reina o Halloween, ou Dia das Bruxas se preferirem. Jack e os amigos não conhecem outra realidade sem ser o Halloween. Eles passam todos os dias do ano a prepararem-se para a noite mais assustadora do ano.

      Para eles, todos os dias eram igualmente incriveis e emocionantes, mas Jack era o único que estava descontente com a rotina do Halloween. Ele estava cansado de fazer sempre a mesma coisa, mesmo sendo considerado o Rei das Abóboras. Decidindo tirar um dia de folga, após mais uma noite de Halloween, Jack vai passear pelos bosques, acabando por perder-se e encontrar uma espécie de clareira rodeada por várias portas. Na porta de onde ele veio, estava desenhada uma abóbora. Existiam váiras portas com desenhos diferentes como um peru (Dia da Ação de Graças) e um ovo decorado (Páscoa) mas a porta que chamou a atenção de Jack tinha um pinheiro enfeitado (Natal).
     
       Jack acaba por entrar na porta do Natal e descobrir um mundo completamente diferente do seu, onde o principal objectivo era trazer a alegria às crianças em vez de medo, dar presentes em vez de sustos...

       É no meio dessa descoberta que Jack canta a famosa música "What this?"

       Quando volta para casa, Jack tem um novo objectivo para aquele ano, em vez de prepararem o Halloween, iriam fazer o Natal.
    
       Como podem imaginar, os habitantes da cidade de Halloween não entendia os conceitos do Natal e só pensavam em assustar as crianças. Nem mesmo Jack entendia muito bem aquilo que tinha visto, por isso não podia explicar a 100% o verdadeiro significado do Natal

      Enquanto Jack fica ocupado a planear o Natal, Sally tenta chama-lo de volta à realidade e mostrar-lhe que aquele não era ele nem o seu mundo. 
             
      A personagem Sally é muito engraçada. Ela é a criação do cientista Dr. Finkelstein (espécie de Frankenstein) Às vezes, ela fica sem o braço ou assim e tem que voltar a coze-lo, sem dor nem nada, tanto é uma vantagem como uma desvantagem. Sally é mantida como prisioneira/criada do Dr. Finkelstein. Por muito que ela tente fugir ou até mesmo envenena-lo, nada resulta. Ela tem que viver sobre as ordens daquele homem enquanto admira secretamente a sua paixão secreta - Jack. Mas também, não sei para que o Dr. Finkelstein a queria tanto, ela fazia de tudo para mostrar o seu descontentamento e a sua vontade de conhecer o mundo. Eu acho que ele seguia à risca o lema de "mantém os amigos perto e os inimigos ainda mais perto", pois era obvio que a Sally era sua inimiga.

      Esta não é uma história de amor, nem uma história de terror. É apenas um simples conto sobre uma caveira que deseja ser o Pai Natal por um dia, quebrando todas as regras daquele mundo. Mas será que um esqueleto de Halloween conseguirá mesmo trazer a felicidade às crianças, substituindo o Pai Natal? Serão as suas boas intenções bem interpretadas? 

Trailer legendado: 

Capas:



Curiosidades: 

  • Oscar 1994 (EUA): Indicado na categoria de melhores efeitos especiais. O vencedor foi Jurassic Park.
  • Prêmio Saturno 1994 (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, EUA):Venceu nas categorias de melhor filme de fantasia e melhor música. Indicado nas categorias de melhor diretor e melhores efeitos especiais.
  • Globo de Ouro 1994 (EUA): Indicado na categoria de melhor trilha sonora original - cinema.
  • O filme foi inspirado num poema escrito por Tim Burton.
  • Tim Burton declarou que teve a idéia do poema ao ver uma placa publicitária do Halloween sendo substituída, numa loja, por uma do Natal.
  • No poema, os únicos personagens presentes são Jack Skellington, Zero e o Pai Natal. As restantes personagens foram criadas para o filme.
  • Em 2006, a Disney relançou o filme em 3D e uma edição especial da banda sonora com um disco bônus que continha covers de diversas músicas do filme por Fall Out Boy, Panic! at the Disco, Marilyn Manson, Amy Lee e She Wants Revenge. Seis faixas demo original por Elfman também foram incluídos.
Rackting:

  • Partilha:

Poderás também gostar de

1 Comentários

  1. Eu adoro este filme. O Jack é super querido *-* (tenho uma caneca com a cabeça dele... ok soa estranho dizer isso assim)
    Acho que é um dos filmes de animação de "terror" que toda gente deve de ver... e é otimo para entrar no espirito natalício. O que ainda falta muito para chegar mas ok XD

    ResponderEliminar