Pages

Livro: A Mecânica do Coração

By Sora - março 06, 2015



Sinopse: Jack nasce no dia mais frio do mundo com o coração congelado. A Dr.ª Madeleine submete-o a uma operação delicada, em que instala um relógio de madeira no seu peito, para ajudar o seu coraçãozinho a funcionar.
Para sobreviver, Jack tem que seguir três regras: não tocar nos ponteiros do coração-relógio, controlar a raiva e acima de tudo, não se apaixonar.
Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade. 
Um conto de fadas para adultos, ao estilo de Tim Burton ou Lewis Carroll.


O Autor: Mathias Malzieu é vocalista de uma das mais conhecidas bandas de rock francesas, Dionysos. É autor dos contos 38 Mini Westerns e do romance Maintenant qu’Il Fait Tout le Temps Nuit Sur Toi, que conheceu um tremendo sucesso junto do público e da crítica. A Mecânica do Coração é também o nome do mais recente álbum da banda de Malzieu, que foi Disco de Ouro em 2008.



Titulo: A Mecânica do Coração
Titulo Original: La Mécanique du Coeur
País de Origem: França
Autor: Mathias Malzieu
Género: Romance, Steampunk
Editora: Contraponto
N.º de páginas: 192
Edição/Reimpressão: 1ª edição, Outubro de 2009
ISBN: 9789896660208

Resumo (AVISO contém Spoiler, carregue no botão abaixo para ler):

Opinião da Chiyuu: Comecei a ler este livro um pouco a contragosto, precisava de fazer um trabalho para a escola e várias pessoas recomendaram-mo. A princípio não o quis ler por ser um romance (prefiro fantasia e aventura) mas não me arrependo de o ter lido! Gostei bastante do livro. É fácil de ler e tem uma escrita envolvente que nos fixa ao livro de tal maneira que nem damos por ele acabar.

Além da sua maravilhosa escrita, este livro é composto por diversas personagens peculiares e com a presença de várias personalidades famosas como Jack, o estripador e Méliès que influenciam o little Jack nas decisões da sua vida.
É um livro maravilhoso que nos remete para o mundo de Tim Burtton e do estilo Steampunk. Ao ler o livro, imaginava quase sempre uns cenários escuros e sombrios com personagens muito fininhas de olhos grandes e bizarros. O autor não descreve nada assim, mas a minha cabeça via tudo desta forma, até o filme de animação, que saiu em 2013, é neste género.



«prιмeιro, não тoqυeѕ noѕ ponтeιroѕ. ѕegυndo, doмιna a тυa cólera. тerceιro, nυnca, мaѕ nυnca тe apaιхoneѕ porqυe ѕenão, no relógιo do тeυ coração, o grande ponтeιro daѕ нoraѕ тreѕpaѕѕar-тe-á a pele, oѕ тeυѕ oѕѕoѕ ιмplodιrão e o мecanιѕмo avarιar-ѕe-á de novo.»



Opinião da Danny: É o mini livro mais cutiie que eu já li. Eu estava à procura do que ler no site da Wook, e ele apareceu lá. Vai-se la saber o que me chamou atenção, acho que foi a sinopse, porque a capa era horrível, e eu, por norma, é a capa que me chama mais atenção. Nesse mesmo dia fui correr atras dele. Cheguei à livraria e no sistema diziam que tinham o livro, mas ninguém o encontrava nas prateleiras. Ele é tão pequeno que estava escondido.
Ele tem uma leitura tão fácil que em uma horinha mais ou menos, já o tinha acabado. Por muito pequeno que seja tem tudo. É mesmo um livro espetacular. Toda a gente o devia de ler, é super fofo!
Mesmo que tenha momentos macabros, por causa do coração relógio, é nesses pormenores que vemos bem que este é um livro para adultos e não para crianças.
Mas é uma historia de amor muito bonita, mesmo que houvesse alturas que eu acha-se o Jack meio que obcecado... aquilo não sabia se era amor se obsessão.
Mas certamente é um livro que toda gente devia de ler... Por isso toca a ir procurá-lo porque vale mesmo a pena!


Críticas de imprensa:

«Malzieu tem um poder de evocação que faz lembrar Lewis Carrol.» 
Metro 

«Um estilo contido, agridoce e por vezes surreal, na tradição de mestres como Roald Dahl ou Tim Burton.» 
< Les Inrockuptibles 

«Arquitecto de um mundo, viajante do imaginário, Malzieu é sem dúvida um poeta.» 
20 Minutes 

«Com este conto, de matiz clássico, Malzieu confirma o seu talento de narrador.» 
< Le Fígaro Magazine 

«Fica-se com vontade de comprar dezenas de exemplares deste livro, para oferecer a todos os amigos.» 
< Le Soir 

«Uma escrita belíssima e cheia de emoção.» 
Ouest France 

«Mathias Malzieu tem o dom de criar imagens literárias inesperadas e fortes.» 
Elle


Avaliação

  • Partilha:

Poderás também gostar de

1 Comentários