Pages

Filme: O Pátio das Cantigas

By Sora - agosto 03, 2015

Remake do filme homónimo de 1942

Titulo: O Pátio das Cantigas
Titulo Inglês: The Courtyard of Songs
País de Origem: Portugal
Classificação: M/12
Gênero: Comédia
Duração: 110 min
Realizador: Leonel Vieira
Argumento: Pedro Varela
Produção: Leonel Vieira
Estúdios: Stopline Films

Sinopse: “Bom dia menina Rosa!” é como arranca o “O Pátio das Cantigas” onde mora a linda balconista Rosa e os seus dois pretendentes: Narciso, um guia turístico poliglota que trabalha noite e dia… e o Evaristo, dono da mercearia gourmet, pessoa de génio agreste e pai da menina Celeste, aspirante a artista de telenovela. Já não tarda o Santo António, e eis o caso nunca visto das tentações do demónio do pátio do Evaristo.

Primeiro filme de uma trilogia de "Novos Clássicos" que inclui ainda "O Leão da Estrela" e "A Canção de Lisboa".

Elenco:
        
  2015         vs        1942

Opinião
: Voltei agora do cinema após ver este filme com a minha família e todos nós nos queixamos da mesma coisa. Doí nos a garganta de tanto rir! 

       Para começar vou dizer que este é um bom filme familiar. Não por causa do tema ou coisa assim, mas pelo facto de ter ido ver o filme com as minhas avós! Elas já não iam ao cinema desde que os meus pais eram pequenos e por muito que as tentássemos levar, negavam-se sempre. Agora, até foram elas que mostram curiosidade em ir ver o remake do filme que conhecem tão bem.

      Vou ser sincera, eu ainda não vi o filme original com muita atenção, só o vi por alto há uns anos, mas sei que este remake não é uma cópia do filme, basicamente só as personagens são as mesmas. Porém isso não é uma coisa má! Até porque o filme original mostra o Portugal de antigamente e este filme mostra um pouco do Portugal de hoje em dia, mas, claro, de maneira cómica. 

     Passados 73 anos, é mais que óbvio que muita coisa mudou na mentalidade e na forma de viver das pessoas. Por exemplo, a Rosa trabalha num hostel e num centro comercial, coisa que as pessoas de 1942 nem deviam saber o que é. E a famosa frase de Narciso "Ó Evaristo, tens cá disto?" foi substituída por "Ó Evaristo, tens wi-fi?". Acentuando novamente a evolução dos tempos. As piadas do filme original não iam fazer tanto sentido com o contexto da história moderna.

      No geral, eu adorei o filme, e a minha família também. E, para deixar este post mais completo, pedi a opinião das minhas avós:

  • "Não tem nada a ver com o original, pensei que ia ser igual, mas com outras personagens, fiquei surpreendida, mas gostei muito, foi engraçado."

  • "Ri-me muito, gostei muito quando eles começaram todos à porrada. Foi muito divertido e foi um serão bem-passado" 

    Como podem ver, o filme é bom para todas as idades. Mas cuidado com os mais pequenos, porque filme português que é filme português, tem cenas +18.

      Focando agora na história, o filme retrata o quotidiano das pessoas que vivem no pátio do Evaristo, na altura das festas dos Santos Populares. O Evaristo (Miguel Guilherme) é o dono da mercearia gourmet e pai de Celeste (Bruna Quinas). 

       Evaristo e Narciso (César Mourão) são apaixonados pela menina Rosa (Dânia Neto). Enquanto Evaristo é um homem de costumes antigos, Narciso trabalha como guia turístico. 

       Amália (Sara Matos) vive com a irmã Susana (Anabela Moreira), uma mulher divorciada e de baixa autoestima, e com o avô (Manuel Cavaco), um senhor de idade que perdeu a fala. Amália aspira ser cantora e aparecer na televisão. Ao contrário da irmã, ela transborda autoestima e tem os homens todos a seus pés, entre eles o Carlos (Rui Unas), um bombeiro amante de Shakespeare. 

      O João Magrinho (Aldo Lima) e o Alfredo (Cristovão Campos) trabalham na mercearia do Evaristo. O Alfredo é o preferido do Evaristo, pois não arma confusão, ao contrário do João que secretamente namora com Celeste. 

      Rufino (Manuel Marques) é o irmão gémeo de Narciso e apaixonado por Maria da Graça (Oceana Basílio) desde sempre. Maria da Graça está no Brasil e só volta no final do filme com grandes surpresas. 

         No meio de todos estes amores e desamores, e com muita confusão, algo inesperado acontece no pátio do Evaristo. Um assalto com bombas acontece na loja de compra de ouro, mesmo ao lado da mercearia de Evaristo. O criminoso é um dos habitantes do pátio ou um estrangeiro? Quem será?

         Ficaram curiosos?

        Para terminar, só quero dizer que o final faz lembrar bastante um filme de Bollywood. Aconselho-vos a irem ver o filme, afinal não é todos os dias que há filmes portugueses no cinema! Vamos apoiar a nossa cultura!





Trailer:


Pósteres:

Extras:
Póster do filme original de 1942

Cena do filme original:



Rackting:

  • Partilha:

Poderás também gostar de

1 Comentários

  1. ADOREI!!!! Só houve um pequeno problema, pois tive que tomar xarope para a garganta que ficou a doer doer tanto rir ;)

    ResponderEliminar