Remake da curta metragem homônimo de 1984
Titulo: Frankenweenie
Titulo Original: Frankenweenie
Ano de lançamento: 2012
País de Origem: América
Idioma: Inglês
Classificação: m/12
Duração: 87 min
Gênero: Animação, Ficção científica, comédia, terror
Diretor: Tim Burton
Produção: Tim Burton, Allison Abbate
Roteiro: John August
Música: Danny Elfman
Companhia produtora: Walt Disney Pictures
Sinopse: Assim como a curta-metragem de 1984, Frankenweenie conta a história de Victor Frankenstein, um rapaz que perde o seu cão Sparky num acidente de carro. Após o seu professor de ciências, o Sr. Rzykruski, ensinar sobre bioelectricidade, Victor tenta trazer Sparky de volta a vida.
Vozes:
- Victor Frankenstein - Charlie Tahan
- Susan Frankenstein - Catherine O'Hara
- Menina Esquisita - Catherine O'Hara
- Professora - Catherine O'Hara
- Edward Frankenstein - Martin Short
- Sr. Burgemeister - Martin Short
- Nassor - Martin Short
- Sr. Rzykruski - Martin Landau
- Edgar "E" Gore - Atticus Shaffer
- Elsa van Helsing - Winona Ryder
- Bob - Robert Capron
- Toshiaki - James Hiroyuki Liao
- Mãe do Bob - Conchata Ferrell
Opinião: Frankenweenie conta a história de Victor Frankenstein, um pequeno rapaz que gosta de inventar coisas e fazer filmes com o seu cão e melhor amigo, Sparky. Victor adora ciências e começa a gostar ainda mais quando tem um novo professor que não tem problemas em ensinar-lhes tudo o que se sabe, mesmo que as pessoas ignorantes daquela época temam as ciências e considerem bruxaria.
O pai de Victor, Edward, preocupa-se com o facto do filho não ter amigos, além do cão, e passar demasiado tempo no sótão a fazer experiências, em vez de brincar na rua como as crianças normais. Por isso, decide fazer um acordo com o filho. Victor irá praticar um desporto e Edward assina a autorização para a feira de ciências.
Entretanto, um trágico acidente acontece e Sparky morre. Victor fica inconsolável, até que numa aula de ciências, o professor Rzykruski ensina sobre bioelectricidade e é ai que Victor começa a fazer planos e estudos para trazer Sparky de volta à vida.
Tudo corre como planeado e Sparky vira uma espécie de zombie, um morto-vivo. Tal como acontece com a Sally do filme O Estranho Mundo de Jack, Sparky pode ficar sem a cauda, ou uma pata. Só é preciso voltar a cozer.
Apesar de Victor ter o cão de volta, ele tem que o esconder do mundo e as coisas começam a complicar quando o seu colega de escola, Edgar "E" Gore, descobre que Sparky está vivo e chantageia Victor a ensinar-lhe a técnica. Novamente, as coisas voltam a complicar e, de um momento para o outro, os colegas de Victor tentam todos trazer os seus animais de estimação mortos de volta à vida, acabando por criar monstros que ameaçam destruir a cidade e matar todos.
Este filme tem umas personagens bastante peculiares, ao velho estilo do Tim Burton. As crianças são sombrias e assustadoras. A Menina Esquisita é uma das personagens mais "assustadoras", ela "prevê" o futuro através das fezes do gato... Sim, leram bem. E o mais assustador é que as suas previsões eram corretas. O Edgar é a apenas uma criança estranha, e de compreensão lenta, mas cómica. O Toshiaki e o Nasor são "os maus". Eles roubam os estudos de Victor por pura maldade. Bob é apenas o ajudante desajeitado de Toshiaki. E finalmente, Elsa van Helsing é a vizinha de Victor que tem uma cadelinha amiga de Sparky. Elsa está a viver sobre os cuidados do tio, temporariamente, que odeia cães e obriga a sobrinha a cantar no dia da Alemanha.
No decorrer do filme vê-se algumas cenas mais fortes que fazem com que o filme não seja muito indicado para crianças, e talvez seja por isso que em Portugal não o traduziram, para as crianças que não saibam ler não o verem. Mas também, nunca ninguém disse que todos os desenhos animados eram para crianças, vejam a maioria dos animes por exemplo. Não julguem um filme ou série por ser animação ou não.
Trailer Legendado:
Capas:
Curiosidades:
- Primeiro filme dirigido por Tim Burton desde Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas que não conta com a participação de Johnny Depp e o primeiro desde A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça que não conta com sua esposa, Helena Bonham Carter no elenco.
- Tim Burton foi demitido da Walt Disney Pictures devido a filmes como Frankenweenie, sombrios demais para serem considerados um filme família. O estúdio apenas lançou o curta em VHS após Burton ficar conhecido do grande público, mas ainda assim em uma versão censurada. A versão completa apenas foi exibida nos extras do DVD de O Estranho Mundo de Jack (1993).
- A ideia inicial era que Frankenweenie fosse exibido juntamente com o relançamento de Pinóquio, em 1984. Entretanto, como em exibições testes a curta assustava as crianças, ela foi retirada da programação.
- Frankenweenie é a refilmagem de uma curta-metragem de mesmo nome, dirigido por Burton e lançado em 1984. Na época, o diretor tinha a intenção de realizar um longa com a técnica do stop-motion, mas por não ter à sua disposição um orçamento muito alto, teve de dirigir um curta, com atores reais, de carne e osso.
Curta Metragem de 1984 sem legendas:
Rackting:
1 Comentários
é um filme meio... estranho.... principalmente a menina esquisita...
ResponderEliminarEu sei.... o que sabes... eu sei aquilo que tu sabes XD
Bem mesmo estranho vejam, vale a pena