Pages

Filme: Frankenweenie

By Sora - julho 29, 2015



Remake da curta metragem homônimo de 1984

Titulo: Frankenweenie
Titulo Original: Frankenweenie
Ano de lançamento: 2012
País de Origem: América
Idioma: Inglês
Classificação: m/12
Duração: 87 min
Gênero: Animação, Ficção científica, comédia, terror
Diretor: Tim Burton
Produção: Tim Burton, Allison Abbate
Roteiro: John August
Música: Danny Elfman
Companhia produtora: Walt Disney Pictures

Sinopse: Assim como a curta-metragem de 1984, Frankenweenie conta a história de Victor Frankenstein, um rapaz que perde o seu cão Sparky num acidente de carro. Após o seu professor de ciências, o Sr. Rzykruski, ensinar sobre bioelectricidade, Victor tenta trazer Sparky de volta a vida.

Vozes: 


  • Victor Frankenstein - Charlie Tahan

  • Susan Frankenstein - Catherine O'Hara 
  • Menina Esquisita - Catherine O'Hara 
  • Professora - Catherine O'Hara

  • Edward Frankenstein - Martin Short 
  • Sr. Burgemeister - Martin Short 
  • Nassor - Martin Short 

  • Sr. Rzykruski - Martin Landau

  • Edgar "E" Gore - Atticus Shaffer

  • Elsa van Helsing - Winona Ryder

  • Bob - Robert Capron

  • Toshiaki - James Hiroyuki Liao

  • Mãe do Bob - Conchata Ferrell


Opinião: Frankenweenie conta a história de Victor Frankenstein, um pequeno rapaz que gosta de inventar coisas e fazer filmes com o seu cão e melhor amigo, Sparky. Victor adora ciências e começa a gostar ainda mais quando tem um novo professor que não tem problemas em ensinar-lhes tudo o que se sabe, mesmo que as pessoas ignorantes daquela época temam as ciências e considerem bruxaria.

     O pai de Victor, Edward, preocupa-se com o facto do filho não ter amigos, além do cão, e passar demasiado tempo no sótão a fazer experiências, em vez de brincar na rua como as crianças normais. Por isso, decide fazer um acordo com o filho. Victor irá praticar um desporto e Edward assina a autorização para a feira de ciências.

    Entretanto, um trágico acidente acontece e Sparky morre. Victor fica inconsolável, até que numa aula de ciências, o professor Rzykruski ensina sobre bioelectricidade e é ai que Victor começa a fazer planos e estudos para trazer Sparky de volta à vida.

   Tudo corre como planeado e Sparky vira uma espécie de zombie, um morto-vivo. Tal como acontece com a Sally do filme O Estranho Mundo de Jack, Sparky pode ficar sem a cauda, ou uma pata. Só é preciso voltar a cozer.

   Apesar de Victor ter o cão de volta, ele tem que o esconder do mundo e as coisas começam a complicar quando o seu colega de escola, Edgar "E" Gore, descobre que Sparky está vivo e chantageia Victor a ensinar-lhe a técnica. Novamente, as coisas voltam a complicar e, de um momento para o outro, os colegas de Victor tentam todos trazer os seus animais de estimação mortos de volta à vida, acabando por criar monstros que ameaçam destruir a cidade e matar todos.

    Este filme tem umas personagens bastante peculiares, ao velho estilo do Tim Burton. As crianças são sombrias e assustadoras. A Menina Esquisita é uma das personagens mais "assustadoras", ela "prevê" o futuro através das fezes do gato... Sim, leram bem. E o mais assustador é que as suas previsões eram corretas. O Edgar é a apenas uma criança estranha, e de compreensão lenta, mas cómica. O Toshiaki e o Nasor são "os maus". Eles roubam os estudos de Victor por pura maldade. Bob é apenas o ajudante desajeitado de Toshiaki. E finalmente, Elsa van Helsing é a vizinha de Victor que tem uma cadelinha amiga de Sparky. Elsa está a viver sobre os cuidados do tio, temporariamente, que odeia cães e obriga a sobrinha a cantar no dia da Alemanha. 

   No decorrer do filme vê-se algumas cenas mais fortes que fazem com que o filme não seja muito indicado para crianças, e talvez seja por isso que em Portugal não o traduziram, para as crianças que não saibam ler não o verem. Mas também, nunca ninguém disse que todos os desenhos animados eram para crianças, vejam a maioria dos animes por exemplo. Não julguem um filme ou série por ser animação ou não.


Trailer Legendado:

Capas:


Curiosidades:
  • Primeiro filme dirigido por Tim Burton desde Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas que não conta com a participação de Johnny Depp e o primeiro desde A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça que não conta com sua esposa, Helena Bonham Carter no elenco.

  • Tim Burton foi demitido da Walt Disney Pictures devido a filmes como Frankenweenie, sombrios demais para serem considerados um filme família. O estúdio apenas lançou o curta em VHS após Burton ficar conhecido do grande público, mas ainda assim em uma versão censurada. A versão completa apenas foi exibida nos extras do DVD de O Estranho Mundo de Jack (1993).
  • A ideia inicial era que Frankenweenie fosse exibido juntamente com o relançamento de Pinóquio, em 1984. Entretanto, como em exibições testes a curta assustava as crianças, ela foi retirada da programação.

  • Frankenweenie é a refilmagem de uma curta-metragem de mesmo nome, dirigido por Burton e lançado em 1984. Na época, o diretor tinha a intenção de realizar um longa com a técnica do stop-motion, mas por não ter à sua disposição um orçamento muito alto, teve de dirigir um curta, com atores reais, de carne e osso.


Curta Metragem de 1984 sem legendas:

Rackting:

  • Partilha:

Poderás também gostar de

1 Comentários

  1. é um filme meio... estranho.... principalmente a menina esquisita...
    Eu sei.... o que sabes... eu sei aquilo que tu sabes XD
    Bem mesmo estranho vejam, vale a pena

    ResponderEliminar