Pages

Filme: Song of the Sea

By Sora - maio 24, 2015


Titulo Original: Song of the Sea
Título em Português: Canção do Mar
Ano: 2014
País de Origem: Irlanda
Língua: Inglês
Gênero: Animação, Aventura
Direção: Tomm Moore
Produção: Paul Young, Claus Toksvig Kjaer
Roteiro: Will Collins
História: Tomm Moore
Música: Bruno Coulais, Kíla
Edição: Darragh Byrne
Distribuição:  StudioCanal (Irlanda), O'Brother Distribution (Bélgica), Haut et Court (França)

Sinopse: Ben e Saoirse são duas crianças que vivem à beira do mar numa cabana com o seu pai, que permanece perdido no tempo desde a morte da sua mulher, mãe de Ben e Saoirse, uns anos antes. 
        Apesar de Ben estar bem consciente da responsabilidade que implica ser ele o irmão mais velho, continua a sentir-se frustrado perante Saoirse, que com os seus 6 anos, ainda não pronuncia uma única e simples palavra. Um certo dia, a menina descobre uma flauta de concha que pertencia à sua mãe. Rapidamente começa a improvisar música que se transforma não só num meio de comunicação, mas sobretudo na chave que abre um segredo mágico que ficara esquecido no passado remoto da sua mãe.


Vozes (algumas pessoas dão voz a mais de uma personagem):


Opinião: Desta vez, vou apresentar um longa metragem que encontrei ao acaso enquanto estava aborrecida.

      Ao contrário do que parece, esta longa metragem não é destinada a crianças, ou seja, não absurdamente infantil. Eu quando a vi também pensei que era um daqueles filmes bem infantis (e a sinopse não ajudou a melhorar a minha opinião) mas comecei a ler comentários sobre o filme e todos diziam o contrário. Diziam que era um óptimo filme, um filme adulto que aborrece facilmente uma criança por ser talvez complexo não sei bem explicar. O filme não tem muita ação então acho improvável uma criança irrequieta ficar 94min em frente à televisão a ver o filme, mas por outro lado é um filme que prende, tem um mistério desde o início que temos necessidade de desvendar, e não é daqueles em que chegamos a meio do filme e já sabemos como acaba! É totalmente inesperado e muito envolvente. Talvez para pessoas curiosas seja o filme prefeito.

      No inicio, até eu me aborreci um bocado e pensei várias vezes em parar, mas a curiosidade sobre o mistério que aparece no inicio e a curiosidade de comprovar os comentários que li foi mais forte do que eu. E ainda bem! Não me arrependo de ter visto o filme. É uma longa metragem muito fofa, mágica e envolvente. (não se deixem influenciar por eu me ter aborrecido, são 3 da manhã e passei os últimos dias a trabalhar xD)

     A história flui levemente, sem demasiadas complicações e por isso acho que não é um filme para todas as pessoas, principalmente pessoas que gostem de ação e aventura. Este filme é mágico, calmo e suave. Há cenas em que não há falas quase nenhumas (isto também se deve ao facto de a Saoirse não falar) mas em compensação há muita música! E tenho de admitir que a música é linda e prefeita para o filme.

     Uma coisa muito fofa neste filme é a relação de Ben com o seu cão Cu (provavelmente quem lhe deu o nome não sabia o significado português), o cão faz de tudo pelo dono. Eles cresceram juntos e querem ficar juntos para sempre, mesmo que os tentem separar eles encontram-se! Em contrapartida, Ben não sente este grande amor pela irmanzinha pois acha-a culpada por perder a mãe (não estou a dar spoiler pois isto está no trailer u.u).

      A história gira em torno das Selkies (ler curiosidade no final), já que a pequena Saoirse é uma selkie, tal como a sua mãe. Saoirse descobre os seus poderes ao encontrar uma antiga concha que a mãe deu a Ben (ao encostar uma concha ou um búzio ao ouvido, diz-se que ouvimos o mar. Daí o nome do filme "canção do mar"), com algumas reviravoltas, o mundo mágico de Saoirse precisa de ser salvo e ela e Ben terão de ser os irmãos que nunca foram para salvar todos.

     Tanto o enredo como algumas cenas da animação me fizeram lembrar as animações do Studio Ghibli (o que é bom porque adoro xD).

       Outra coisa curiosa no filme é o estilo de animação. Quando comecei a ver admito que achei feio, mas conforme o tempo passou comecei a gostar bastante. Os fundos e cenários são feitos através de aguarela e depois arranjados em computador e isso dá um efeito bastante interessante. 

Trailer: 



Capas: 


Curiosidades:
       Como não estou familiarizada com lendas irlandesas, fui pesquisar um pouco à cerca das Selkies:

Selkies (também conhecidos como silkies ou selchies) são criaturas mitológicas encontradas no folclore das Ilhas Faroé, Islândia, Irlanda e Escócia. A palavra deriva do escocês primitivo selich. Os selkies são ditos viverem como focas no mar, mas mudam a sua pele para se tornar humanos na terra.

Os selkies vivem como focas no mar, mas possuem a capacidade de se tornarem humanos ao retirar suas peles de foca. Do mesmo modo, basta vestirem novamente sua pele de foca para retornar à sua forma original. Selkies quando estão na forma humana, são excepcionalmente belos e encantadores. Gostam de ir à praia para dançar, sendo nessas ocasiões onde geralmente são capturados.

Diz-se que ao esconder a pele de foca, quem a tem passa a exercer domínio sobre a selkie, que não pode retornar ao mar pois não consegue se transformar novamente sem a pele. As Selkies só podem fazer contato com um ser humano, por um curto período de tempo e depois, devem retornar ao mar. E não podem fazer contato novamente com um ser humano antes de decorrido 7 anos, a menos que o humano lhe roube a sua pele de foca e a esconda ou queime-a.

De acordo com a lenda, a selkie quando dominada, é uma boa esposa e convive bem com os humanos. Porém, caso consiga recuperar sua pele, ela não hesitará em deixar tudo para trás, seja marido, filhos, etc., e voltar ao mar. Geralmente, a selkie evita rever seu marido humano, mas às vezes é possível vê-la brincando com seus filhos na praia.

É uma lenda engraçada da qual nunca tinha ouvido falar. Quando vi o filme pensei que era apenas o mundo imaginário do escritor e não que fosse realmente uma lenda. Já aprendi uma coisa hoje ^^ 
Até pensei que era engraçado ver uma história sobre o mar que não falasse de sereias e golfinhos xD

Outras Curiosidades:
  • Song of the Sea foi indicada ao Oscar 2015 de Melhor Animação. 
  • O roteirista e diretor da produção, Tomm Moore, também foi indicado ao Oscar pela animação Uma Viagem ao Mundo das Fábulas (2009). 
  • A trilha sonora foi composta pelo músico francês Bruno Coulais e a banda folk irlandesa Kíla, que também trabalharam em Uma Viagem ao Mundo das Fábulas. 
  • A produção foi selecionada para o Festival Internacional de Cinema de Toronto 2014. 
  • Ganhou o prémio de Festival International des Voix du Cinéma d'Animation (Port Leucate, France) em 2014 e o prémio 19th Satellite Awards em 2015

Extra:
Por último, queria deixar-vos com uma das músicas do filme (a que aparece nos créditos finais xD). A música é maravilhosa e até me fez deixar os créditos passarem só para a ouvir.




Bem, digam-me de vossa justiça o que acharam do filme (quem já o viu) e se ficaram com curiosidade de o ver ;)

Rakting: 

  • Partilha:

Poderás também gostar de

2 Comentários

  1. Bem animação de um pais sabe-se la de onde XD A animação é bue diferente do que se está habituado... nao sei se é bom ou mau... mas pareçe ser engraçado o filme, para ter estado nomeado para um oscar. Um dia a ver se verei-o.
    A lenda é buee estranha, mas as lendas são todas estranhas, mas pelo menos aprende-se varias culturas a ver filmes de paises estranhos, o que é fixe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um filme engraçado ^^
      Um dia quando tiveres aborrecida vai vê-lo xD

      Eliminar