Pages

Filme: Os Monstros das Caixas

By Sora - agosto 11, 2015


Titulo: Os Monstros das Caixas
Titulo Original: The Boxtrolls
País de Origem: EUA
Ano: 2014
Classificação: M/6
Duração: 96 min
Direção: Graham Annable e Anthony Stacchi
Produção: David Ichioka, Travis Knight
Roteiro: Alan Snow
Gênero: Animação, aventura e comédia
Música: Dario Marianelli
Companhia produtora: Laika

Sinopse: Ponte de Queijais é uma cidade cujos habitantes, endinheirados e cheios de classe, têm um gosto especial por queijos exóticos. Debaixo desta grande metrópole, em cavernas subterrâneas, vivem os monstros das caixas, seres odiados pelos cidadãos de Ponte de Queijais, que acreditam que eles possuem poderes maléficos e que lhes querem roubar as criancinhas (ou, pior ainda, os queijos!). Porém, a verdade é que se trata de uma comunidade de adoráveis criaturas que, para além da sua enorme propensão para a felicidade, gostam de vestir caixas de cartão como se fossem carapaças. Quando um menino órfão é encontrado num subterrâneo, estes estranhos seres adoptam-no como se fosse um deles, dando-lhe o nome de Ovos. Todos convivem pacificamente até ao dia em que um perverso exterminador do mundo de cima decide erradicá-los definitivamente e "salvar" a cidade daquela terrível "praga" de monstruosidades. Para construírem uma ponte entre os dois mundos e poderem provar a todos que o que se diz sobre as suas intenções não passa de uma lenda inventada, os monstros das caixas terão de se valer de Ovos, o único ser humano que os conhece verdadeiramente.

Vozes Originais                                                  Vozes dobradas


  • Manuel Marques
 Personagem: Larápio / Madame Frou Frou / Archibald Snatcher

  • André Gago

Personagem: Lorde Portley-Rind / Lorde Parmesão dos Reis

  • Nuno Markl 

Personagem: Sr. Picles

  • Eduardo Madeira 

Personagem: Sr. Truta 

  • António Machado

Personagem: Sr. Gristle / Sr. Cremalheira

  • Rui Unas 

Personagem: Edelberto Tufo de Sá / Herbert





Opinião: Eggs viveu a sua vida toda com os monstros das caixas, debaixo da cidade Ponte de Queijais. Ele acredita piamente que é um monstro das caixas tal como os seus amigos. Mas Eggs nem sempre viveu com eles, quando ele ainda era um bebé, vivia com a sua família. Segundo o Larápio, os monstros das caixas raptaram a criança porque os pais deixaram a porta destrancada durante a noite. 

   Todos os anos nesse dia, a cidade organiza um festival em homenagem à criança raptada. Esse "rapto" originou a criação de uma equipa de extreminadores que iriam aniquilar os monstros das caixas e da implementação de várias regras na cidade, como o toque de recolher e as trancas nas portas por exemplo. Mas claro, como nada no mundo é de graça, o Larápio só fez este acordo com o Lord Parmesão dos Reis se ele lhe desse um chapéu vermelho. Que não é nada mais que um cargo que lhe daria a honra de comer os queijos mais exóticos com os outros chapéus vermelhos. Tornar-se-ia uma pessoa importante. 

     Todos os cidadãos viviam com medo dos monstros, mas os monstros também viviam com medo dos cidadãos. Os monstros mantinham-se escondidos de dia e só saiam à noite, sempre com muito cuidado para não serem vistos e enfiando-se dentro das caixas sempre que ouviam algum barulho, como se fossem tartarugas a esconder-se na carapaça. Eles vasculhavam o lixo das pessoas e encontravam peças para fazer invenções, sempre com muito cuidado, mas não se importavam de viver assim. Cada vez mais monstros iam sendo capturados pelo Larápio e a sua equipa, mas eles nunca faziam nada, apenas fugiam e escondiam-se e no dia seguinte faziam tudo de novo. Eggs era o único que se revoltava com essa atitude, e quando o seu "pai" Peixes é capturado, ele decide tomar uma atitude.

       Eggs vai à cidade durante o dia e conhece Winnie, a filha do Lord Parmesão dos Reis (acho que  ela tem um nome diferente em português mas não consegui perceber qual era). Eles partilham histórias de vida e aventuras para salvar os monstros das caixas. 

       Gostei bastante deste filme, não estava a espera de me divertir tanto a vê-lo sinceramente. Tem muitas piadas sobre queijos que tanto são estranhas como engraçadas. 

        A Winnie é uma personagem muito engraçada, é uma menina de classe mas que não recebe a devida atenção do pai então torna-se rebelde. É muito mandona e agressiva, principalmente quando conhece Eggs. 

        Outra personagem engraçada é o Picles, tive o filme todo com pena dele. Tem muitos complexos de identidade. Apenas quer ser visto como um herói e fazer o bem, não sabendo ao certo se exterminar os monstros das caixas é o lado do bem ou do mal.

       Enquanto pesquisava as informações do filme para fazer este post, fiquei a conhecer melhor a companhia produtora Laika. Na verdade nunca tinha ouvido falar dela apesar de já ter visto vários filmes que fez. É uma companhia minimamente recente, fundada em 2005 que fez filmes como A Noiva Cadáver, Caroline e Paranorman. Acho que vou ficar de olho nos próximos trabalhos desta companhia pois, pelo que percebi, faz filmes assim mais sombrios e, pelo que várias pessoas escreveram na net, agrada mais ao público adulto do que ao infantil. É até comparada com os filmes de Tim Burton. 

      E acho que é só isto, recomendo-vos mesmo a ver este filme que é mesmo muito divertido e não se esqueçam de assistir ao que vem depois dos créditos finais, é a melhor parte do filme xD 


Trailer inglês:

Trailer dobrado:

Pósters: 

Curiosidades:

Capa do livro
  • O filme é baseado no livro infantil Here Be Monsters de Alan Snow.

  • Os produtores são os mesmos das animações A Noiva Cadáver (2005), Coraline (2009) e Paranorman (2012).

  • Concorreu para os Óscares, na categoria de Melhor Animação em 2015.

  • “Os Monstros das Caixas” é a maior produção alguma vez feita em stop motion, uma técnica de animação em que é filmado fotograma a fotograma (para a magia do cinema acontecer são necessários 24 fotogramas por segundo). Os animadores trabalharam com mais de 70 cenários e mais de 20 mil adereços feitos à mão, que foram manipulados com um cuidado meticuloso.

Extras: Fiquei chocada pelo Bran de Games of Thrones dobrar a voz da personagem Eggs :O

Rackting:

  • Partilha:

Poderás também gostar de

0 Comentários