Pages

Série: Pôr do Sol

By Sora - outubro 03, 2022


Sinopse: Amor, paixão, mistério, traição fazem os dias da herdade do Pôr do Sol.
A família Bourbon de Linhaça, conhecida em Santarém como uma das mais influentes famílias de que há memória, é dona da herdade do Pôr do Sol, rica em cereja da melhor qualidade e de cavalos que são campeões mundiais de corrida.
Mas nem tudo são rosas e as desgraças começam a bater à porta quando a ovelha negra da família, o irmão calculista e sombrio do senhor engenheiro, arquiteta vários planos para acabar com a hegemonia do patriarca da família, ao mesmo tempo que, do passado, surge a figura de uma filha perdida, fruto de um romance tórrido entre a dona da casa e o caseiro, que vai abalar os alicerces desta herdade, colocando em causa tudo e todos.

Titulo: Pôr do Sol
País de Origem: Portugal
Gênero: Comédia, Comédia Dramática e Sátira
Ano de lançamento: 2021
Duração total: 18h 
Episódios: 2 temporadas / 36 episódios de 30m
Produção: Caos Calmo Filmes, Coyote Vadio
Realizador: Manuel Pureza
Criadores: Manuel Pureza, Rui Melo, Henrique Cardoso Dias


Opinião: 
Uma opinião? Aqui? Num blog de opiniões?

Pôr do Sol é uma novela que brinca com os clichés das telenovelas. Podemos mesmo dizer que é um anti-herói dentro da categoria. 

Estreada em 2021, numa altura em que ainda se vivia a pandemia, a população agarrou logo nesta novela com unhas e dentes de tal maneira que foi logo renovada para uma segunda temporada. É normal que após tantas desgraças e notícias cada vez piores, as pessoas queiram algo para rir e Pôr do Sol é ótimo para desanuviar a cabeça. Não é exageradamente complexo, pelo facto de brincar com clichês e a história ser tão básica que não é difícil acompanhar, mas ao mesmo tempo tem tanta piada e momentos insólitos que não dá para desviar os olhos um segundo sem perder uma piada ou o Toy a cantar a introdução em tronco nu. 

A genialidade desta novela também se deve ao facto de estar muito "jovem". O que quero eu dizer com isto? Os jovens já não ligam tanto a telenovelas (à televisão, no geral), mas Pôr do Sol conseguiu atingir um público mais novo e moderno com as suas piadas atualizadas, referências e memes. Basta abrir o Twitter, por exemplo, para perceberem melhor o que estou a falar. Afinal, o que é melhor publicidade do que um bom meme?


Todos os atores fizeram um trabalho incrível, principalmente a Gabriela Barros que interpretou as gémeas. Outro grande ator foi o nosso vilão, Rui Melo. Toda a gente gosta de um bom vilão e das maravilhosas falas que ele tinha. As gravações deviam ser incríveis e hilariantes, com toda a gente a tentar não se rir das situações. (há making ofs a provar isso) 


Elogios à parte, afinal sobre o que fala esta novela que não é novela?

O primeiro episódio começa com o caseiro António e a dona Madalena a darem uma das filhas gémeas (dentro de um cestinho, com um maço de tabaco para "não ir assim toda desgraçadinha") a um pescador e logo a seguir vemos o barco a explodir de forma muito dramática. O mais triste nesta parte, é que o pescador e a mulher já tinham comprado um babygro de Dulce Pontes para a bebé...

Os anos passam e a bebé que sobreviveu, a Matilde, vive na família Bourbon de Linhaça, como se fosse filha da dona Madalena e do senhor engenheiro Eduardo, sem este saber que a filha é na verdade do seu amigo fiel e caseiro, António.

Matilde é uma jovem agro-beta, simpática com todos e doce à sua maneira, que deseja ter um amor arrebatador e livre com Lourenço, o filho do caseiro. 

Enquanto isso, nos escritórios de uma revista de moda, a Blaze, a outra gémea - Filipa - vive em amargura, com grande poder dentro da revista mas sem amor ou amigos, apenas quer descobrir quem a abandonou e porquê. 


Como na maioria das telenovelas dramáticas temos: amor, paixão, drama, vingança (óbvio), inveja entre herdeiros, irmãos que se apaixonam sem saberem que são irmãos, irmãs gémeas separadas à nascença que não sabem da existência uma da outra, gémea boa e gémea má, drogas, roubos, mortes, afinal o morto não está morto, mais mortes, ou será que...?, relações homossexuais, um cavalo chamado Testículo (como?), um culto secreto, plantação de cerejas que dá milhões à família (esta é nova...), um colar valioso (espera… o colar de São Cajó? O colar que está na família Bourbon de Linhaça há mais de 3500 anos?), uma intolerância a favas que no final é uma gravidez (mas que po***?)… Mais do mesmo, nada de novo para ver aqui.  


Também nos é apresentada a nova banda do momento que provavelmente será rival dos D'ZRT, e já tem uma grande fã base a torcer para que estejam no Festival da Canção deste ano... Os Jesus Quisto!!! 
Uma banda de rock em que o Lourenço é vocalista e que nos faz perceber que nunca soubemos falar bem inglês. 

Tem temas inéditos tais como "Beavers in Love", "Chup it up", "Holocausto Vegan", "Coito sopa coito" e o último sucesso "Portugals", que nos ensina que Espanha não é Portugal. 


Felizmente que na segunda temporada colocaram karaoke nas músicas porque honestamente eu não percebia metade do que eles cantavam na primeira temporada e tinha que ir confirmar a letra à internet a seguir... Não digo isto por ser cantado em inglês, na verdade, toda a segunda temporada eu vi na RTP Play com as legendas em português porque muitas das coisas eu não percebia à primeira e tinha que voltar atrás ou perguntar a quem estava a assistir comigo. E não, eu não tenho problemas auditivos e sei que não sou a única pessoa que vê séries portuguesas legendadas pela mesma razão. Isto é um mal geral das produções portuguesas... Já quando vi a série Glória também teve que ser com legendas. Infelizmente o som é algo que ainda nos falha muito.


Recomendo esta série a todos os portugueses e até aos não portugueses, apesar de poderem perder algumas das referências e das piadas. Acho que no fundo qualquer pessoa do mundo que veja telenovelas, consegue perceber a ironia e a sátira do Pôr do Sol. 

O que acharam desta novela anti-herói? Digam nos comentários quais foram as vossas frases e momentos favoritos.

Trailer:


Prémios até à data:
  • [Globos de Ouro 2022] Melhor Atriz de Televisão - Gabriela Barros
  • [Prémios Aquila 2021] Melhor Série, Mini Série ou Filme feito para Televisão
  • [Prémios Aquila 2021] Melhor Ator - Diogo Amaral
  • [Prémios Aquila 2021] Melhor Atriz Secundária - Débora Monteiro

Avaliação:

  • Partilha:

Poderás também gostar de

2 Comentários

  1. Só há duas certezas na vida. Uma é que tudo se compõe. A outra é que são duas chávenas de água para uma de arroz.
    - Maria da Piedade ❤️

    Opinião que resume bem os pontos positivos e (poucos) negativos da série. Gostei de ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu? Aqui? A comentar na zona dos comentários? Que o nosso senhor do coisinho nos ajude.

      Essa é uma excelente frase também! 💗
      Obrigada pelo comentário!

      Eliminar